segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

[ PNAE] BSC - COOAFAP, Articula municipios de Rodolfo Fernandes, Itaú e Umarizal

A Base de Serviço e Apoio a Comercialização – COOAFAP, em parceria com os STTR’s, EMATER e entidades Parceiras, realizam reuniões de articulação no Território Sertão do Apodi na difusão do PNAE, em prol do fortalecimento ao Desenvolvimento Rural Sustentável para o pequeno produtor/a. Com a visão de provocar às escolas municipais e estaduais a compra de pelo menos 30% no mínimo da Agricultura Familiar para a merenda escolar. Conforme disposto no artigo 7º da Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre a alimentação escolar, e no artigo 7º da Resolução do FNDE nº 38/2009.

As reuniões foram realizadas nos próprios municípios com o apoio dos STTR’s EMATER e outras entidades, com o objetivo de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Os municípios trabalhados em 2011 foram: Rodolfo Fernandes, Itaú e Umarizal.



Francicláudio de Paula

Assessor Técnico da BSC - COOAFAP

COOAFAP realiza planejamento anual das ações 2011

Aconteceu na ultima sexta-feira no Núcleo de Ensino Superior de Apodi, o Planejamento das ações para o ano 2011 da Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi – COOAFAP. O evento iniciou as 9h00min da manhã com um momento de conversa com algumas entidades parceiras que logo em seguida contribuíram no processo no planejamento. A COOAFAP definiu trabalhar com sete eixos/cadeias de atuação da mesma. Portanto, como o planejamento se enquadra num período de um ano, é importante que para um melhor aproveitamento do mesmo tem que ser realizado baseado nas demandas, portanto o que cabe é um planejamento operacional.

Dessa forma, pensou-se na construção do planejamento de 2011, enfocando cadeias/eixos de ação, fazendo uma análise com definição de como está a cadeia, o que se quer com essa cadeia/atingir em um ano e assim construir atividades para tal. Para isso ocorrer, a idéia é a construção de estações pelas cadeias/eixos definidas pela Cooperativa. Cada eixo/cadeia contou com a colaboração de um representante das entidades parceiras:

MEL DE ABELHA – CLAUDIA SUASSUNA - IDS
ARROZ VERMELHO - FRANCICLAUDIO – BASE DE SERVIÇOS
POLPA DE FRUTAS – RUBERLANDIO – CREDIOESTE
DOCES CASEIROS – LANUZA – NEATES
CAPRINOS – SILVIO – COOPERVIDA
HORTALIÇAS – CLAUDIA MOTA – TERRA VIVA
ARTESANATO – PAULA – NEATES.

A discussão contou com mais de 40 cooperados e cooperadas que representaram mais de 300 associados que a cooperativa tem hoje, o planejamento passará por aprovação pelos demais cooperados na assembléia extraordinária que acontecerá em março,

João Francisco - BSC COOAFAP

Produtores rurais de Apodi recebem 16 toneladas de sementes para o plantio


APODI – A Prefeitura do Apodi em parceria com o Governo do Estado fará a doação de 16 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e algodão, para os produtores rurais familiares do município.
As sementes foram recebidas hoje pela prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB) que juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, secretario Eron Costa, diretor do Escritório Regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, Rosidilson Lopes, receberam as sementes da Secretaria Estadual de Agricultura e logo montou o calendário de distribuição das sementes aos 17 Bancos de Sementes e aos produtores de algodão da Chapada do Apodi.
O secretario de Agricultura de Apodi, Eron Costa, explicou que a distribuição dos kits obedecerá à ordem de cadastramento e a condição comprovada do agricultor feita através dos Bancos de Sementes.
A distribuição das sementes já acontece nesse sábado. Serão doados; 3.660 Kg de sementes de Milho; 3.360Kg de sementes de Feijão; 2.740Kg de sementes de Sorgo e 6.000,00Kg de sementes de algodão.

CORTE DE TERRA – Mais de cinco mil hectares de terras estão sendo preparadas para o plantio em Apodi, através do Programa de Corte de Terras mantido pela Prefeitura Municipal via Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município.
Com a chegada das chuvas a Prefeitura do Apodi, iniciou os trabalhos de corte de terra, que, assim como no ano passado, será extensivo a todas as áreas do município. O trabalho esta sendo realizado por 20 tratores contratados pela municipalidade e parcerias com as Associações Comunitárias de Produtores Rurais de todo o território apodiense.
A prefeita, Goreti Silveira Pinto, vem dando todas as condições necessárias a coordenação do Programa Corte de Terra 2011 para que os pequenos produtores rurais e agricultores familiares do município venham a ser atendidos com o programa.
Com uma área geográfica de 1.600 km e mais de 100 comunidades rurais. Apodi é uma das cidades detentores de terras férteis e uma excelente reserva hídrica do Rio Grande do Norte. Barragem de Santa Cruz e dezenas de açudes em varias localidades da Chapada e Vale do Apodi.

Fonte: ASCOM

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Arroz Vermelho e Polpa de Frutas dos Produtores da COOAFAP terão embalagens padronizadas



A Base de Serviços - COOAFAP em parceria com SDT/IDS e MDA, está juntamente com o Designer Flávio preparando a arte das embalagens dos produtos da Cooperativa, inicialmente serão beneficiados os grupos produtivos de Polpa de Frutas e Arroz Vermelho. Nas embalagens constarão informações exigidas para acesso à comercialização em comércios como código de barras, informações nutricionais, da de fabricação, validade, modo de preparo, além da identificação da COOAFAP e dos grupos produtivos. O Arroz Tradicionalmente conhecido como “Arroz da Terra” será reconhecido como “Arroz do Vale”, explicitando o local de produção Vale do Apodi. Já a Polpa de Frutas ainda não foi decidido com esta será reconhecida.

Será mais uma oportunidade de comercialização que surgirá para os nossos produtores.

João Francisco - BSC

[CONVITE] Planejamento das Ações 2011

CONVITE

Vimos por meio deste, convidar um representante de cada cadeia dos Assentamentos e Comunidades Rurais que a COOAFAP para participarem do Planejamento Anual 2011 da Cooperativa, que se realizará sexta, dia 18 de Fevereiro de 2011, no Núcleo Avançado de Ensino Superior de Apodi – (UERN). É importante que as comunidades/assentamentos enviem pelo menos um representante de cada cadeia que existe em sua comunidade/assentamento, para que possamos construir de forma coletiva e participativa nosso planejamento. As cadeias que trabalhamos atualmente são: MEL, ARROZ, CAPRINOS/OVINOS, POLPA DE FRUTAS, DOCES CASEIROS, HORTALIÇAS E ARTESANATO.

Previsão de Início: 7h30min

Previsão de Termino: 15h00min




Irapuan Angelo Gurgel Gomes
Presidente

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

COOAFAP será apresentada em matéria sobre Caatinga no Programa Globo Rural








A equipe da Rede Globo de Televisão esteve na última semana em Apodi gravando um especial sobre a Caatinga para o programa Globo Rural, dentre as riquezas que o nosso município tem, o programa exibirá a conservação de matas nativas na chapada, o desenvolvimento dos Assentamentos de reforma agrária, destacando o Assentamento Moacir Lucena, a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar através das Cooperativadas. A COOAFAP apresentou seu trabalho no fortalecimento dos seus cooperados através do Presidente Irapuan Angelo, como também as diversas formas de comercialização já alcançadas ao longo de seus 10 anos, como o espaço de comercialização na sede, participação em feiras locais, regionais e até internacionais, e a venda aos programas governamentais como PAA e PNAE.

O Programa será exibido no domingo, dia 13 de março, vale apenas conhecermos um pouco na nossa caatinga.


Por João Francisco_ BSC

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


EM MANUTENÇÃO!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO, POR FAVOR AGUARDE!