quarta-feira, 30 de março de 2011

NA LUTA PELA PRODUÇÃO ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA, NÃO AOS AGROTÓXICOS/VENENOS

Aconteceu no último dia 29 de Março de 2011 no STTR/Apodi, Um “SEMINÁRIO SOBRE O IMPACTO DO AGRONEGÓCIO/AGROTÓXICOS NA SAÚDE, NO TRABALHO E NO AMBIENTE”.
Estiveram presentes no Seminário para contribuir com as discussões autoridades e representantes de entidades dos Territórios Sertão do Apodi e Assú/Mossoró e representantes do MST/Nacional, o Bispo Dom Mariano (Diocese de Mossoró), José Procópio (Asa Potiguar), José Rodrigues (CUT estadual), Drª Raquel Rigotto (Médica do Trabalho, Doutora em Sociologia, Professora da Faculdade de Medicina do Ceará (UFC), Coordenadora do Núcleo TRAMAS – Trabalho, meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade – UFC e outras autoridades.
O Bispo Dom Mariano (Diocese de Mossoró), iniciou dizendo “Deus perdoa o homem sempre, mas o homem perdoa seu próximo as vezes”, Como o tema da Campanha da Fraternidade 2011 tratar sobre os impactos ao meio Ambiente, Fraternidade e Vida no Planeta, a igreja católica leva para a sociedade a importância da preservação e a conservação do meio ambiente, em trabalhar com um produção limpa e sustentável sem uso do veneno, para que todos tenham um vida mais saudável e um ambiente mais produtivo.
O evento aconteceu durante todo o dia, a partir das experiências locais vivenciada pelos/as agricultores/as das comunidades de Apodi, Assú, Baraúna e Mossoró.
No outro momento houve a apresentação sobre a experiência da pesquisa realizada nos município de Limoeiro/CE, Russas/CE e Apodi/RN, que surgiu uma necessidade devido ao grande número de pacientes internados em hospitais no estado do Ceará, devido trabalhar com o agrotóxico de forma direta e indiretamente, oriundo do surgimento das grandes empresas do Agronegócio, trazendo em suas bagagens venenos para uma produção em curto prazo e empregando os agricultores e agricultoras, tirando-os de suas terras para exploração da mão-de-obra e também envenenar a sua vida e do meio ambiente.
Com a experiência que a Drª Raquel Rigotto trouxe para o seminário despertou em muitos presentes a importância de trabalhar com a agroecologia para o desenvolvimento sustentável e também com os produtos orgânicos proporcionando a produção de um alimento saudável sem risco a saúde do produtor/a e também do consumidor/a.
Edilson – Dom Mariano – Procópio e José Rodrigues
Exposição do painel sobre a realidade local. Alunos do Curso
Técnico de Controle Ambiental. Maisa/Mossoró.

Exposição do painel sobre a realidade local.
Agricultores/as da Chapada do Apodi.
Exposição do painel sobre a realidade local.
Agricultores/as da cidade de Assú.

Drª Raquel Rigotto (Médica do Trabalho, Doutora em Sociologia, Professora da Faculdade de Medicina do Ceará (UFC), Coordenadora do Núcleo TRAMAS – Trabalho, meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade – UFC
Auditório lotado com público participante.

terça-feira, 1 de março de 2011

BSC – COOAFAP - Participa do Planejamento das Ações 2011 da Rede Xique Xique.


 Nos dia 26/27 e 28 de fevereiro de 2011 em São Miguel do Gostoso foi realizado o planejamento anual da Rede Xiquexique, tendo como participantes coordenadores dos núcleos da Feira da Agricultura Familiar dos municípios: Apodi, Baraúna, Janduis, Grossos, São Miguel do Gostoso, Mossoró, Upanema, Tibau, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra. Além de representantes dos núcleos marcaram presença as seguintes entidades, CF8, NEATES, SITRAF, BSC - COOAFAP, CONFRACIMB, IDS e outras.

O planejamento tinha como linha de discussão os seguintes eixos: Organização; Comunicação; Produção e Comercialização; Criação da COOPERATIVA XIQUE XIQUE; Formação e Certificação Participativa.

O Planejamento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas entre jovens e adultos, onde os mesmos levaram nas bagagens; Solidariedade, compromisso, sustentabilidade, organização, Economia Solidaria, e outras ferramentas para contribuir na eficiência das Ações 2011 da Rede Xique Xique.

Francicláudio de Paula
Assessor Técnico da BSC - COOAFAP



Cláudio, Júlia Aires, Viviana e Bebe Gama,
Contribuiram no Planejamento 2011 da Rede Xique Xique.