terça-feira, 2 de março de 2010

Selo da Agricultura Familiar


A Agricultura Familiar fornece em torno de 70% dos alimentos consumidos no país, no entanto, esta participação é praticamente impercebível para os consumidores. Para torná-la visível, na alimentação diária dos brasileiros, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o Selo de Identifiucação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF).

O SIPAV pretende identificar os produtos que tenham em sua composição a participação majoritária da AF e dar visibilidade a empresas e aos empreendimentos da Agricultura Familiar que promovem a inclusão econômica e soicial dos agricultores, gerando mais empregos e renda no campo.

A validade do selo é de 5 anos, podenso ser renovado, e é condcedido a empresas e cooperativas, portadoras ou não de DAP, e a agricultores familiares, desde que portadores de DAP, para identificar produtos como verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, entre outros.

Além de valorizar a produção agrícola familiar, o Selo facilitará o acesso a alimentos de qualidade produzidos em um meio rural cada vez mais justo e sustentável.


Sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, valorização cultural e desenvolvimento local são valores que orientam as ações do MDA. Valores esses, cada vez mais incorporados e difundidos pela agricultura familiar. E o SIPAF tem justamente este papel de traduzir e tornar visível a importante participação da agricultura familiar na alimentação da população.


O principal objetivo da Selo é, portanto, fortalecer a identidade social da agricultura familiar e divulgar a presença significativa da sua produção à mesa dos consumidores brasileiros. O uso do SIPAF é de caráter voluintário. Por isso, seus objetivos só podem ser alcançados pela ampla adesão dos agricultores familiares, das cooperativas e associações da agricultura familiar e dos municípios e dos empresários.



Portal do MDA

Para mais informações clique abaixo:
SIPAF




Nenhum comentário:

Postar um comentário